Manual de boa vizinhança no SUP

Caio Vaz dropa a onda após esperar pela rotação do pico | Foto: Divugação Art in Surf

Caio Vaz dropa a onda após esperar pela sua vez no pico | Foto: Divugação Art in Surf

O SUP é um esporte novo e apaixonante, com algumas regras básicas que podem ser seguidas para garantir o respeito e a segurança dentro d’água:

1. Se você é um iniciante, procure lugares mais afastados onde não haja crowd ou banhistas. Evite entrar remando ou surfar no meio da aglomeração.

2. Se você já é um surfista avançado, não pegue todas as ondas, espere sua vez, sente na prancha, reme para onde não haja muita gente e demonstre respeito.

3. Tome cuidado ao dropar uma onda para sua prancha não bater em outras pessoas ou mesmo para não acertar alguém com o remo. Mantenha o nível de segurança no pico e evite incomodações.

4. Surfar com os amigos é ótimo, mas muitas pranchas de SUP juntas aglomeram o pico e atrapalham os demais surfistas. Se for surfar de galera, procurem um espaço mais reservado.

5. Só use sua visão privilegiada para alertar outros surfistas caso tenham lhe pedido para fazer isso. Muitas pessoas usam o surf para descontrair e relaxar, não gostam de sentir-se pressionadas a pegarem onda.

6. O SUP entra na onda mais atrás que as pranchinhas, o que não significa que você esteja posicionado mais no crítico. Alguém pode dropar a mesma onda que você, mesmo que um segundo depois, porém na parte mais crítica. Isto acontece pois mesmo estando mais embaixo, eles estão mais dentro da onda, enquanto você está no rabo dela. Saiba reconhecer esse fato para não rabear alguém sem querer.

7. Mostre que você sabe compartilhar uma onda, se estiver no pico com opção de escolha, opte pelo lado que não tem ninguém e libere a onda para os outros também. Ou seja, se houver outro surfista com chance de dropar a direita, mas ninguém na esquerda, vá para a esquerda, mesmo que a direita seja melhor. Avisar o lado que você vai também ajuda os demais.

8. Não se importe se você vir um surfista desrespeitando essas regras e sendo mal educado. Siga-as por você mesmo, mostre um bom exemplo e verá que as pessoas de bem ficarão felizes e agradecidas.

O SUP é um esporte clássico, ideal para fazer amigos e surfar em lugares alternativos. Saiba respeitar as pessoas que estão na água e compartilhe as ondas e bons momentos com todos.

Ian Vaz, Bruno Lemos e Caio Vaz aproveitando o que a Indonésia tem de melhor | Foto: Divulgação Art in Surf

Ian Vaz, Bruno Lemos e Caio Vaz aproveitando o que a Indonésia tem de melhor | Foto: Divulgação Art in Surf

Comentários

comentários

Por | agosto 22, 2016 as 12:32 am | 5 comentários | PADDLE SURF NEWS, WAVE | Tags: , , , , ,

5 Comentários

  1. aleixo caspary (5 anos atrás)

    bem legal as dicas ,porem diiscorto do item seis,porque se tu vem remando de tras mas diretamente no “poket” da onda,(sem estar no rabo),tu não vai ter prefe^rncia?? aloha.

  2. rodrigosjc (4 anos atrás)

    Pensa numa pessoa que esta apaixonada por esse esporte….
    :)
    Essas dicas foram absorvidas e lembrarei muito delas ao entrar na água com minha futura HEROWAVE by KANECA \o/

  3. MAURICIO THOMPSON (4 anos atrás)

    Muito legal a matéria. Mas, agora tem q fazer um manual para os surfistas de pranchinha e longboarders respeitarem os supistas tambem… Hj em dia, o cara entra de sup ja está errado. Se estiver sozinho entao, aí é que nego cresce… Isso aconteceu comigo duas vezes em uma semana durante as minhas férias. Não sou violento e sei rspeitar os outros dentro dagua, mas aí, meu irmão vc se vê numa sinuca de bico. Se vc não tiver atitute e abaixar a cabeça pra tudo, negoa acha q vc é trouxa. Principalmente essa molecada nova q só anda em bando…

  4. Karina (4 anos atrás)

    Olá, gostaria de saber qual a posição correta do remo. Se a curvatura fica em C , pra frente ou pra tras. Att. Karina

  5. Paddle Surf (4 anos atrás)

    Oi Karina,

    A posição correta da pá é com a inclinacao apontando para frente. Pense que se a pá fosse flexivel, ao forçar a agua, este movimento a empurraria naturalmente para frente… Essa inclinacao serve justamente para acompanhar a flexao natural exercida sobre o remo.

Comentários

© 2014 Paddle Surf. Todos os direitos reservados.